quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O menino que não acreditava em gnomos

De uma proposta de actividade do nosso livro de leitura, nasceu a ideia de fazer um texto narrativo que contasse com seres pequeninos (gnomos, doendes e ...)
Contámos com algumas ideias e propostas mas a turma decidiu que o texto andaria em torno de um menino que não acreditava em gnomos.
Assim definimos algumas características dos personagens.
Menino:
  • Não acredita em gnomos;
  • Vive numa aldeia à beira de um rio e de uma florestas, com os pais, uma irmã mais nova;
  • Chama-se Roberto, é simpático e tem um cão chamado Alfaiate (gosta de roer farrapos);
  • A mãe é costureira e o pai é lenhador.
  • Anda na escola mas gosta de passar muito tempo na floresta a ajudar o pai ou a brincar.
Gnomo:
  • É um velhote gordinho e sorridente, de barba grande e cinzenta, orelhas bicudas, olhos azuis brilhantes, nariz redondinho e bochechas rosadas;
  • É cientista/sábio que vive sozinho dentro de um cogumelo, na floresta, junto ao pinheiro mais alto.
 A partir destes personagens, começámos a estudar roteiros possíveis para a acção e alguns alunos escreveram textos que vão merecendo o nosso tempo, em revisão...

Como o seguinte (em trabalho)

Era uma vez um menino chamado Roberto que vivia numa aldeia, com os seus pais, com a sua irmã mais nova e com o seu cão chamado Alfaiate que o acompanhava sempre, quando saía para brincadeiras e aventuras. Deram-lhe esse nome porque ele adorava roer os farrapos que sobravam dos trabalhos de costura da mãe do Roberto.
Um dia, o Roberto foi para a floresta e, desta vez, levou a sua máquina fotográfica, para tirar algumas fotografias aos animais que encontrasse e, como sempre, o Alfaiate seguiu-o a brincar com um farrapito que levava da sala de costura.
Quando chegaram ao seu sítio preferido da floresta, à beira de um pinheiro muito alto, viram um cogumelo branco que tinha uma porta e uma chaminé de onde saia um fuminho claro.
... (continua)

Sem comentários: