quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Como conhecer o nosso passado.

Todos nós temos memória!
É pela memória que podemos reconstituir factos que se passaram connosco, ontem... no Verão passado... quando entrámos para a escola...
Bom... alguns dos acontecimentos, já não conseguimos lembrar com grande certeza mas, para isso, existem registos escritos e outros documentos.
... A mãe tem um álbum de fotografias de quando eu era pequenino - diz o Francisco com vaidade. E acrescenta: - Até está lá escrito quando nasceu o meu primeiro dente!
... Eu ainda tenho a minha "chucha". - refere a Luísa - A minha mãe guardou-a. Está novinha! Eu não gostava!
São esses registos e objectos que fazem a nossa história individual. Pedem ser registados numa linha de tempo (friso cronológico) e por eles podemos conhecer muito de nós.
Também com os povos e com os países é assim: A sua história pode conhecer-se juntando e combinando memórias e resgistos, objectos e lugares.
Para cada momento da história parece sempre haver algo onde procurar informação mas...

Quanto mais afastado de nós for o tempo, facto ou acontecimento que queremos conhecer, mais dificil se torna o estudo e mais raros são os DOCUMENTOS que se encontram.

Sem comentários: