quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Esguia e Preguiçoso

Esguia era uma suricata de pêlo macio e muito reluzente. Estava sempre atento a tudo que se passava à sua volta, protegendo sempre o seu bando. Ao mais pequeno sinal de perigo, lá estava o Esguia que lançando o seu grito guerreiro, afugentava todos os animais que podia assustar.
Certo dia o Esguia foi comer ao lado de uma árvore e quando estava a comer caiu-lhe uma bolota na cabeça. Olhou para cima e viu um esquilo que logo lhe disse.
- Desculpa! Foi sem querer!
- Está bem, eu desculpo. Mas o que estavas a fazer para deixar cair a bolota? – Perguntou o Esguia.
- Eu estava a organizar os meus livros e reparei que essa bolota que caiu, estava por baixo de um dos livros. Tentei colocá-la à beira das outras bolotas, mas de repente ela caiu-me das mãos. Como vês, foi sem intenção. Queres que eu te empreste um livro? – Perguntou o esquilo.
- Não, obrigado! Eu cá não gosto de ler.
- Espera aí! Pega este livro. Vais ver que vais gostar da história. – Disse o esquilo.
- Está bem, eu levo-o!
Como o Esguia não gostava de ler, leu apenas um pouco e logo se fartou, pensando que afinal a história não tinha interesse.
Passado uns dias, o Esguia resolveu devolver o livro.
- Hei! Esquilo! Estás em casa? – Perguntou o Esguia.
- Estou sim!
- Olha, venho devolver-te o livro que me emprestaste.
- Então? Gostaste da minha história?
- Não. Só li a primeira página e logo me cansei de ler. - Disse o Esguia.
- Ó Esguia. Anda cá a cima ver os meus livros!
- Está bem, mas como é que eu vou aí para cima?
- Subindo por esta escada!
E o Esguia lá subiu a escada e entrou em casa do esquilo.
- Ena esquilo! Tantos livros! São todos teus?
- Sim, são todos meus. Ó Esguia, escolhe um para eu te ler.
E o Esguia lá viu todos os livros e lá escolheu um livro de aventuras.
Pega lá este livro de aventuras! – Disse o Esguia.
No fim do esquilo ler a história disse:
- Gostaste da história que eu te li?
Sim gostei muito, mas eu não percebo porque eu não gostei de ler.
- Não gostaste de ler porque estavas preguiçoso e não esperaste que o livro te despertasse a tenção!
- Ah, agora já percebo porque eu não gostei. Dás-me outro livro para levar para casa?
- Claro que podes levar o livro que quiseres mas não queres levar o mesmo e acabar de o ler?
- Está bem, eu levo esse livro para acabar de o ler.
E lá foi para casa mais entusiasmado com o livro. Mal começou a ler o livro foi descobrindo a aventura que ele contava e quanto mais lia, mais gostava até que leu a história toda e gostou muito. Depois foi entregá-lo.
- Esquilo! Trago-te aqui o livro. Gostei muito de o ler.
- Já que gostaste de o ler não queres levar outro?
- Claro que quero!
E foi assim que o Esguia começou a gostar de ler.

Sem comentários: